Lições de um querido professor
- maristelacalvente
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
“É próprio dos jovens bem-sucedidos quererem, como se diz, ‘abraçar o mundo com as duas mãos’. Um desses jovens afoitos queria saber de um velho professor universitário, o que precisaria observar para dominar o mundo. Antes de responder, o professor lhe perguntou:
- Você tem coragem de ouvir o que eu vou dizer?
Não vou dizer o que você quer ouvir, mas o que a minha vida e a minha experiência me ensinaram. O jovem lhe respondeu:
- Diga, mestre, estou pronto para ouvir.
Então o velho professor começou a falar:
Não peça a Deus cargas mais leves, mas ombros mais fortes. Não peça trabalhos fáceis e tarefas suaves, peça coragem e determinação.
Você poderá escolher o que deseja semear, mas terá de colher o que tiver plantarmos. O seu futuro será o que você fizer do seu presente.
Você quer ser feliz por um instante, então vingue-se de todos os que atrapalharem o seu caminho. Mas se quiser ser feliz sempre, então os perdoe. Não desça ao baixo nível de quem o ofende.
Não fique olhando para fora de você; pois quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta, enxerga a realidade, luta e vence.
Não tenha medo das dúvidas e nem recue diante delas; elas são tendenciosas e fazem você perder, por medo de arriscar, o que poderia ganhar. Muitas vezes a gente se arrepende daquilo que não faz, por medo.
Não tenha medo de nenhum problema. Se o problema tem solução, não esquente a cabeça porque tem solução. E se não tem solução, também não esquente a cabeça, porque não tem solução. De nada adianta você esquentar a cabeça. Os chineses dizem que para ter saúde é preciso pés quentes e cabeça fria.
Se um dia você se sentir só e abandonado, pode ser que seja porque tenha construído muros ao invés de pontes. Não queira ser feliz sozinho, ser feliz é vencer junto com os outros.
E, por fim, não se esqueça disso: se você não puder se destacar pelo talento, então vença pelo esforço. Thomas Edison disse que em todo gênio há 95% de transpiração e só 5% de inspiração. Seja feliz meu jovem!”
Esse texto foi tirado do perfil social de um professor da grande área de Ciências Exatas, especificamente na área de Engenharia Mecânica e Engenharia Térmica, com mais de 50 anos de atuação e mais de 70 livros escritos. Com tanto tempo de dedicação no exercício da docência, sua seriedade, amor e compromisso com a verdade o torna uma personalidade inspiradora.
O autor do texto é o Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino, mais conhecido como Prof. Felipe Aquino, cuja fé, religiosidade e espiritualidade que exalam de suas obras demonstram como a ciência não só pode como anda melhor ao lado da fé.
Em cada linha dessa simples estória pode-se extrair profundas aprendizagens, sendo que uma dela pode falar mais alto no coração do leitor conforme o momento em que se vive. Que essa sabedoria possa abrir sua mente para a esperança e te inspirar boas ações.
Comentarios